Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2203
Título: Cenários Municipais. 1941-1942
Autores: CÂMARA, Anfiloquio.
Palavras-chave: Municípios retratados no livro: Acari, Alexandria, Angicos, Apodi, Areia Branca, Arês, Assu, Augusto Severo, Baixa Verde, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Ceará-Mirim, Currais Novos, Flores, Goianinha, Jardim do Seridó, Jucurutu, Lajes, Luiz Gomes, Macaíba, Macau, Martins, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Papari, Parelhas, Patú, Pau dos Ferros, Pedro Velho, Portalegre, Santa Cruz, Santana do Matos, Santo Antônio, São Gonçalo, São José de Mipibu, São Miguel, São Tomé, Serra Negra, Touros; Rio Grande do Norte; Nordeste.
Data de publicação: 1943
Editora: Oficinas do D.F.R.P Natal, RN
Citação: CENÁRIOS MUNICIPAIS. 1941-1942. Natal, RN. Oficinas do D.F.R.P. Livro. 1943
Descrição: O livro possui citações de agradecimento ao General Antônio Fernandes Dantas, Interventor Federal, e ao Aldo Fernandes R. de Melo, ex-Secretário Geral do Estado.
Na apresentação há notas explicativas do conteúdo do livro: "Em 1922, representante do Rio Grande do Norte na Exposição Internacional do Centenário, então realizada no Rio de Janeiro, escrevemos os “Cenários Norte-Riograndenses”, para satisfazer aos constantes pedidos que nos eram dirigidos, pelos delegados estrangeiros e dos demais Estados da Federação, de informações e dados sobre a comunidade social que representávamos. Nessa obra, foi o Rio Grande do Norte encarado sob todos os seus aspectos, sendo, porém, a sua organização orientada num sentido especial de máxima divulgação das nossas possibilidades econômicas." (...) "Não são inéditas estas notas. Elas foram divulgadas em várias edições de “A República”, órgão oficial do Estado, sob a epígrafe de “Informações Gerais sobre os Municípios". Não apresentamos, outrossim, estudos especiais nem detalhados sobre os mesmos. Registramos, apenas, os fundamentos, que nos pareceram básicos, das suas realidades em 1941-1942, acrescidos de algumas observações próprias, colhidas pessoalmente em constantes viagens ao interior desde muitos anos. (...) A colocação dos municípios pela ordem alfabética, em-vez-de distribuição pelas cinco zonas fisiográficas do Estado, foi feita com a intenção de facilitar consultas e leituras."
Em cada município retratado é descrita a situação física, como a questão dos limites, as coordenadas geográficas, climatologia, número de açudes públicos e particulares, quando há; a situação demográfica: número de habitantes e o movimento do registro civil; a situação econômica: atividades agro-pecuárias, os meios de transporte, serviços de correios e telégrafos, propriedade imobiliária, estabelecimentos bancários, estabelecimentos comerciais e industriais, as riquezas naturais; a situação social, destacando o urbanismo, os serviços de assistência, o cooperativismo; a situação cultural: dados sobre o ensino público e particular, monumentos históricos e artísticos, casas de diversões, turismo, religião, crimes e contravenções e a situação administrativa e política: resumo histórico, divisão administrativa, povoados, finanças municipais, rendas estaduais, justiça, segurança pública, melhoramentos e serviços públicos.
Este arquivo digital foi produzido através do projeto Digitalização do acervo de livros do Núcleo de Estudos Históricos. Sua cópia digital encontra-se no Laboratório de Imagens para eventuais consultas. O item original pertence ao NEH (Núcleo de Estudos Históricos).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2203
Aparece nas coleções:Acervo de Livros e Revistas do NEH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cenarios Municipais. 1941-1942. CÂMARA, Anfiloquio. 1943..pdf125,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.