Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2207
Title: Diário de Natal - Novembro de 1948
Issue Date: Nov-1948
Publisher: Órgão dos Diários Associados
Citation: DIÁRIO DE NATAL. Natal, RN. Órgão dos Diários Associados. Ano X, ns. 1692-1716, novembro. 1948. 196p.
Description: Principais matérias do mês: Serão amanhã as eleições nos Estados Unidos. Encerrada a campanha eleitoral dos partidos Republicano e Democrata. Confiantes os candidatos. Estabelecido no Peru um governo militar. O senhor Bustamente chega a Buenos Aires. Prometem os EE. UU. reconhecer o novo regime. Últimos acontecimentos em torno da política nacional. Lutará o Brasil pelo seu direito de se sede da próxima Assembleia da O.N.U. – Possibilidade do veto russo e perspectiva de brilhante vitória do Itamarati. Mukden cedeu ante a pressão dos comunistas. 150000 nacionalistas deixam a cidade. Ainda o memorial das classes conservadoras. Realiza o “Diário de Natal” uma enquete sobre os problemas que focaliza o aludido memorial. Grande festival hoje, no cinema São Luis. Última exibição em Natal.
Prossegue a luta na China. Aniquilados dois exércitos nacionalistas. Implicado numa conspiração um ex-presidente do Chile. Preso o general Carlos Ibanez com outros opositores ao governo Videla. Ainda a evasão de Rendas de nosso Estado.
Re-eleito o presidente Harry Truman por uma margem superior a um milhão de votos, sua vitória. Denúncia de um movimento queremista. O sr. Flores da Cunha alerta os espíritos. Em foco os problemas do sal potiguar. Realizada a Convenção Nacional do Petróleo. Declarações do Representante do Rio Grande do Norte naquele conclave, Senhor Djalma Maranhão. Pedem a renúncia de Chiang Kai Shek. Culpado o generalíssimo pelas sucessivas derrotas nacionais. Uma frente democrática anti-comunista e anti-queremista. Teriam assistido às experiencias atômicas. Volta ao cartaz o marechal Timoshenko. Deixarão Nagev, as forças de Israel. Absoluto sucesso no espetáculo de ontem no S. Luis. Hoje Matiné e soirée com o mesmo grande e sensacional show. Novamente Orlando Silva, Valter Machado, Dilú Melo e Osni Silva. Ouvido e deputado Mota Neto sobre o discutido problema do sal norte-riograndense. Esperado, em Natal, o Diretor da British Sonth American Airways. Será resolvido o conflito da Palestina. Entusiástico apoio de Israel á sugestão da delegação soviética. Anunciam grandes vitórias as forças do governo chinês. Estabelecida a lei marcial em Shangai. Apressará a votação do plano Salte. Será convocado o congresso. Batem em retirada os comunistas chineses. Violentos combates em Paoting Inaugurado o maior açude particular de nosso Estado. Natal e o problema do Hotel. Ainda sem nenhuma solução o caso de acomodações. Sururú na Assembleia Francesa. Engalfinharam-se num corpo a corpo, comunistas e socialistas. Filmes em cartaz: Mar Verde.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2207
Appears in Collections:10. COLEÇÃO DIÁRIO DE NATAL - 1948

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diário de Natal - Novembro de 1948.pdfDigitalizado pelo bolsista Diego Álvares Cavalcanti174.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.