Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1428
Título: Arte e Poesia
Autores: MARITAIN, Jacques
Palavras-chave: Marc Chagall. Georges Rouault. Gino Severini. André Gide. François Mauriac. Jean Cocteau. Charles du Bos.
Data de publicação: 1947
Editora: Livraria AGIR Editora
Citação: MARITAIN, Jacques. Arte e Poesia. Rio de Janeiro, RJ. O item original se encontra na Biblioteca Central Zila Mamede, UFRN. 1947. 143p.
Resumo: Prefácio: "O tema deste livro é arte e poesia, assim como as humanas e poéticas exigências que no interior do homem se entrelaçam. A crítica e a filosofia (algumas vezes a teologia) aqui se encontram a meio caminho. Quando escrevi, alguns dos artistas dos quais trato, por exemplo Rouault, Chagall ou Lourié, ainda não tinham atingido o brilhante e legítimo renome de que hoje gozam. O primeio capítulo é dedicado a três pintores: Marc Chagall, Gerorges Rouault e Gino Severini. O segundo intitulado 'Diálogos'... os interlocutores, André Gide, François Mauriac, Jean Cocteau, Charles du Bos e alguns mais... O terceiro capítulo se ocupa do problema da poesia, enquanto espírito da arte ou fonte criadora do trabalho do artista, especialmente na música, e com essa liberdade que é, afinal, um dom do espírito, tanto na produção artística como na vida humana. (...)"
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1428
Aparece nas coleções:Acervo de Livros Históricos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arte e poesia. MARITAIN, Jacques. 1947.pdf34.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.