Instituto Tavares de Lyra Community home page

Logo
O INSTITUTO TAVARES DE LYRA, ITL, é uma pessoa jurídica de direito privado, associação civil, sem fins econômicos, e de duração indeterminada, fundado no dia 25 de dezembro de 2012, na cidade de Macaíba, Rio Grande do Norte. No âmbito do trabalho a que se propõe, o ITL desenvolve suas atividades, tendo como principal objetivo a preservação e divulgação do patrimônio cultural de AUGUSTO TAVARES DE LYRA, professor e escritor potiguar com incursões pela política partidária, tendo desempenhado as funções de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador do Rio Grande do Norte, Senador da República, Ministro da Justiça, da Fazenda e da Viação e Obras Públicas, além de ministro e presidente do Tribunal de Contas da União. Além do acervo do patrono, o ITL tem sob sua guarda outros acervos compostos por arquivos e coleções familiares e pessoais de personalidades relevantes para a História do Brasil ou que tenham representatividade no círculo historiográfico. Os conjuntos documentais são organizando segundo sua procedência, sendo denominados fundos de arquivos os conjuntos de documentos produzidos e acumulados por uma pessoa física ou jurídica ao longo de sua existência, enquanto que coleções são os conjuntos formados por documentos reunidos por vontade de um colecionador. O acesso aos documentos pertencentes a cada um deles é feito por meio de índices onomásticos, temáticos e cronológicos, inventários analíticos e por consulta à base de dados. Por Anderson Tavares de Lyra.

Browse

Sub-communities within this community

Collections in this community

Álbum1902-1903

Coleção de jornais "Álbum" dos anos de 1902 e 1903

Revista Pedagogium 1922-1951

Revistas da Associação de Professores do Estado do Rio Grande do Norte fundada em 4 de dezembro de 1920 dos anos de 1922, 1923, 1924 e 1948 à 1951.

Revista Potyguar 1936-1937-1957

Acervo digital de revistas dos anos 1936, meses de junho e agosto; 1937, meses de abril, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro; e junho de 1957