Use este identificador para citar ou criar um link para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2088
Título: O Diário - Julho de 1945
Palavras-chave: Sob pesado bombardeio aéreo o Japão Metropolitano. Apurada a responsabilidade da polícia. Entregue o relatório do desembargador Felisberto Pereira, que presidiu o inquérito sobre o assassinato Demócrito de Souza Filho. 600 B-29 no maior ataque feito contra os nipônicos. Visadas quatro grandes cidades. União nacional na Polônia. Denuncia o Sr. Mikolajzsk renascimento do nazi-fascismo. Só há um remédio: mobilização total do povo. A nação está gravemente ameaçada e é dever das forças armadas intervir. Integra das importantes declarações do sr. Otávio Mangabeira formuladas á imprensa em nome da União Democrática Nacional.
O mistério em torno da morte de Hitler. União de todas as correntes democráticas para impor eleições livres e honestas no Brasil. Tóquio bombardeada por mais de 1000 aviões americanos. Foi o mais violento rêide da guerra no Pacifico. Poderoso auxilio da esquadra aliada. Movimenta-se a zona oeste do Estado pró-Eduardo Gomes. O município de Macaíba fiel aos nobres apelos de salvação nacional. Analisado pelo Brigadeiro o Regime Vargas: “Anarquia financeira e absoluta desorientação econômica”. Diz o sr. Otavio Mangabeiro: “Eduardo Gomes, Brigadeiro da Libertação”. Início da conferência de Potsdam. Reunidos os srs. Truman e Churchill e o generalíssimo Stalin. Na vizinhança dos rochedos S. Pedro e S. Paulo. Relevantes serviços durante a Guerra. Movimenta-se a política do Estado. Vários líderes visitam municípios do interior potiguar. Desmantela-se fragorosamente o situacionismo no município de Alexandria. Pediu demissão do cargo de Prefeito e abandonou a presidência do partido governista local o nosso correligionário Benedito Paiva. Combater pela liberdade onde quer que esteja em perigo. Vibranet telegrama do general José Pessoa aos pilotos do 2° Grupo de Caça da F.A.B que se ofereceu para lutar contra o Japão. Controle total da Alemanha pelo espaço de 15 anos. Exílio para os generais germânicos. Ameaça de fome, um dos mais graves problemas de Berlim. Encontrada, na reunião de ontem, uma solução satisfatória. Na assembleia Francesa: Derrota do governo. Inconcebível a retirada de De Gaulle. Herriot sobre Vichy: Legitima ditadura. Prossegue o julgamento de Pétaia. Prioridade no programa trabalhista: Casas para os sem-lar. Adiada a abertura do Parlamento Britânico para 15 de agosto.
Data de publicação: Jul-1945
Citação: O DIÁRIO. Natal, RN. Ano VI, ns. 659-681, julho. 1945. 152p.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2088
Aparece nas coleções:07. COLEÇÃO DIÁRIO DE NATAL - 1945

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Diário - Julho de 1945.pdfDigitalizado pelo bolsista Felipe Rodrigues dos Santos Anjos271,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.